3 dicas importantes ao preparar a sua própria massa de pizza
5 minutos de tempo de leitura
29 abril 2024
Pizza. Toda a gente gosta, e todos têm a sua favorita. Mas, ao passo que encomendar uma pizza de pepperoni na pizzaria mais próxima a uma sexta-feira à noite é muito fácil, há algo de incrivelmente gratificante em comer uma pizza feita por si a partir do zero. Quer preparar a sua própria pizza, com qualidade digna de um restaurante, em casa? Lembre-se destas três dicas e deixe que a batedeira KitchenAid faça algum do trabalho por si.
3 dicas importantes ao preparar a sua própria massa de pizza
Todas as receitas de massa de pizza têm a mesma base. Mas nem todos os tipos de farinha ou fermento são iguais.
A pizza é um clássico essencial da culinária italiana. A culinária italiana baseia-se em receitas simples e ingredientes fantásticos. A pizza é um ótimo exemplo disso. A massa de pizza é feita com apenas quatro ingredientes: farinha, água, fermento e sal – e por vezes com um salpico de azeite, se desejar. Dois destes ingredientes requerem alguma consideração. Em primeiro lugar: a farinha. Recomendamos que pense bem ao escolhê-la. Porquê? Porque afeta mais a sua pizza do que poderia imaginar. Vejamos as opções.
Farinha para massa de pizza
Farinha sem fermento – Muitas pessoas usam farinha sem fermento para fazer massa de pizza. Aparece em várias receitas e pode obtê-la em praticamente qualquer lugar. É provável que até já tenha alguma na despensa. A farinha sem fermento contém uma boa quantidade de proteína e é fácil de manusear. Mas irá resultar na crosta mais estaladiça ou mais agradável de mastigar? Provavelmente, não. No entanto, não deixa de ser uma boa opção. Cria uma pizza de qualidade, com um bom equilíbrio entre suavidade e estrutura.
Farinha de pão – Quer uma massa de pizza um pouco mais elástica? Então, a farinha de pão é a melhor opção. Tem um teor de proteína mais elevado, pelo que irá acumular mais glúten e resultar numa crosta de um bom tamanho, ligeiramente mais elástica e densa.
Farinha 00 – Também conhecida como o Santo Graal da farinha. E por bons motivos. É moída finamente e baixa em proteína, e transformará a sua crosta na rainha de todas as crostas. Incrivelmente suave e macia, mas delicada e fina. Não é de admirar que seja a farinha de referência em Itália.
Fermento para massa de pizza
Em segundo lugar: o fermento. A sua escolha de fermento dependerá de algumas coisas. Quanto tempo quer passar a fazer a pizza? Qual é o sabor que pretende para a sua crosta? Prefere seguir um método tradicional ou um método de levedação rápido? Vamos explorar as suas opções:
Fermento seco ativado – Muitas massas de pizza são feitas com fermento seco ativado. É uma escolha popular. Quer utilizá-lo na sua massa de pizza? Primeiro, precisa de ativar o fermento com água quente; uma temperatura entre 35 e 40 graus Celsius é suficiente. Depois, misture-o com a farinha e os outros ingredientes.
Fermento instantâneo – É muito semelhante ao fermento seco ativado, mas um pouco mais prático. Não é necessário ativá-lo com água quente. Basta polvilhá-lo diretamente na massa.
Fermento fresco – O fermento fresco é uma escolha menos comum, mas alguns puristas da pizza preferem-no. Porquê? Porque resulta num sabor mais rico e mais robusto.
Massa mãe - Conhece aquelas crostas de pizza com um paladar caraterístico, ligeiramente amargo, e uma textura agradável de mastigar e rústica? São feitas com massa mãe, uma cultura naturalmente fermentada de farinha fresca e água. Como o processo de fermentação requer algum tempo e paciência, trata-se na verdade de um agente de levedação especializado. Mas vale a pena a espera. A massa da sua pizza terá aquele sabor de massa mãe único.
Amassar, levedar e esticar: o segredo das receitas de massa de pizza
Preparar a sua própria massa do zero não só é extremamente gratificante, como também lhe dá uma base deliciosa para uma pizza autêntica e caseira. Vai ver que as pizzas compradas no supermercado vão deixar de ser opção. Mas, antes de pormos as mãos na massa, vamos aprender um pouco da teoria por detrás dos três passos principais do processo de preparação de pizza: amassar, levedar e esticar.
Amassar a massa de pizza
Não é possível fazer uma massa de pizza fantástica sem a amassar corretamente. É assim que se constrói a estrutura de glúten da massa, o que lhe proporciona elasticidade e resistência. Embora amassar à mão tenha o seu charme, também requer muito trabalho e habilidade. Por isso, porque não deixar a sua batedeira KitchenAid e batedor de gancho amassar por si? Utilize o batedor de gancho numa velocidade baixa. Desta forma, terá as mãos livres para se concentrar nas coberturas.
Como saber quando deve parar de amassar? Em primeiro lugar, siga sempre o tempo de amassar referido na receita. No entanto, quando em dúvida, faça o teste do vidro. É um truque rápido para descobrir se a massa está suficientemente amassada. Pegue numa pequena porção de massa e estique-a suavemente. À medida que puxa, a massa deve ficar cada vez mais fina, sem rasgar. Se chegar ao ponto em que a massa é tão fina que a luz passa através dela, tal como acontece com um vidro, saberá que a massa está pronta.
Levedar a massa de pizza
Levedar significa simplesmente deixá-la crescer, o que afeta o sabor e a textura da massa de pizza. Mas este não é um processo sempre igual. O melhor método para levedar depende de algumas coisas. Que fermento está a utilizar? Que tipo de pizza quer fazer? E quando planeia comê-la? Existem duas formas principais de levedar a massa de pizza:
Num local quente
Quer preparar uma massa de pizza muito rapidamente? Então deve recorrer a este método. Cubra a massa e coloque-a num local ligeiramente quente e húmido. O calor ajuda a ativar o fermento, enquanto a humidade evita que a massa seque. Tem uma taça de pão? Se sim, vá buscá-la. Esta cria o ambiente perfeito para a sua massa crescer.
No frigorífico
Se não estiver com pressa, experimente deixar a massa de pizza a levedar no frigorífico. Demora um pouco mais, mas a fermentação lenta irá realçar sabores mais complexos e produzir uma textura arejada e agradável de mastigar. Basta colocar a massa numa taça, cobri-la com película aderente e deixá-la a levedar no frigorífico durante, pelo menos, 24 horas.
Esticar a massa de pizza
Quando chegar a hora de esticar a massa de pizza, há apenas uma dica importante a ter em mente. Mantenha-se longe do rolo da massa. Este espreme o ar da massa, deixando-a com uma textura densa e rija. Em vez disso, utilize uma destas técnicas:
Método simples de esticar
Coloque a massa numa superfície polvilhada com farinha. Primeiro, alise a massa com as mãos. Em seguida, pressione suavemente a massa do centro para as extremidades com as palmas das mãos. Não é suposto a massa rasgar-se, por isso, faça-o suavemente, sem utilizar as pontas dos dedos. Enquanto a pressiona, rode a massa de vez em quando para manter uma espessura uniforme.
Método dos nós dos dedos
Primeiro, unte as mãos. Em seguida, coloque cuidadosamente a massa de pizza sobre os nós dos dedos e eleve-a até ao nível dos olhos. Enquanto suporta o peso da massa com os nós dos dedos, afaste lentamente as mãos e estique a massa.
Método do volante
É aqui que deixamos a gravidade fazer a sua magia. Ela vai esticar e fortalecer a massa de forma natural. Basta pegar na massa de pizza e segurá-la como se fosse um volante. À medida que roda a base, aperte suavemente ao longo das extremidades.
Preparar e cozer a pizza: dê tudo nas coberturas e aqueça o forno
Quando a massa de pizza terminar de levedar e o forno estiver bem quente, está tudo pronto para o grande final: preparar e cozer a pizza.
Preparar a pizza perfeita
Primeiro, cubra a sua base de pizza com uma camada generosa de molho de tomate. O sabor rico e ácido do tomate é uma excelente base para uma pizza autêntica. Quer fazer o seu molho do zero? Experimente este clássico molho marinara. É deliciosamente simples e cheio de sabor.
Passando às coberturas. Se a crosta estiver estaladiça e o molho saboroso, uma pizza não precisará de muito mais do que um pouco de queijo. No entanto, pode acrescentar o que quiser como cobertura. Desde combinações clássicas, como cogumelos ou presunto, até coberturas mais criativas, como frango tikka masala ou uma combinação de pera e queijo azul.
Cozer a pizza
Qual é o segredo para uma pizza caseira tão boa como as do seu restaurante italiano favorito? Um forno bem quente. As pizzas gostam de calor. Quanto mais quente, melhor. Por isso, quer utilize um forno clássico, uma grelha de exterior ou um forno de pizza, pré-aqueça sempre até à regulação recomendada (normalmente cerca de 260 graus Celsius para um forno e 400 graus Celsius para um forno de pizza) com o tabuleiro ou pedra para pizza no interior. Em seguida, coloque a sua pizza no tabuleiro ou pedra para pizza quente para obter uma crosta estaladiça e cozinhada de forma uniforme na base, bem como um queijo escaldante no topo.
Apetece-lhe pizza? Experimente estas receitas de pizza caseiras
Agora que percebe os princípios básicos, já poderá preparar deliciosas pizzas caseiras. Quer lhe apeteça uma pizza clássica ou uma mais criativa, estas saborosas receitas de pizza vão certamente satisfazer o seu apetite.
KitchenAid Chef
— Partilhar a nossa paixão por criar
Na KitchenAid, juntamos pessoas que adoram cozinhar e fazer bolos, preparar bebidas e criar. Há mais de 100 anos que a KitchenAid trabalha em prol de todos os criadores. As nossas ferramentas icónicas são concebidas a pensar em si, abrindo as portas para novas possibilidades e ajudando-o a tirar o máximo partido das suas criações.