Como fazer pão com uma batedeira KitchenAid?
4 minutos de tempo de leitura
13 novembro 2024
Quatro ingredientes. É tudo aquilo de que precisa para fazer pão simples. Parece fácil, mas qualquer padeiro discordará. Cozer pão é uma arte, mas isso não deve impedir que experimente. Assim que compreender a ciência por detrás da preparação de pão e aprender os seguintes passos importantes, vai-se habituar, especialmente se utilizar a batedeira e a taça de pão KitchenAid para ajudar.
Quer seja um padeiro principiante ou um especialista a amassar massa, a sua forma de trabalhar será mais ou menos a mesma. Porque cozer pão, quer seja de centeio, de massa mãe ou até brioche, resume-se sempre a três passos essenciais.
Como fazer pão com uma batedeira KitchenAid?
Passo 1: misturar e amassar
A sua lista de ingredientes pode variar consoante a receita, mas para preparar pão, é sempre necessário água, fermento, farinha e sal. A sua primeira tarefa é misturar tudo e amassar. Apesar de existir um certo charme em fazer tudo à mão, é um trabalho difícil e demorado. Por isso, porque não deixar a sua batedeira com topo inclinável ou elevação da taça fazer o trabalho por si? Está equipada com os utensílios certos:
Batedor plano – Utilize o batedor plano para misturar os ingredientes húmidos e secos. São liquidificados uniformemente, transformando-os numa massa heterogénea. Quando notar que uma bola de massa está a ser formada à volta do batedor plano, pare de misturar.
Batedor de gancho – Para amassar a massa, encaixe o batedor de gancho na batedeira e rode para a velocidade 2. Isto assegura que a massa é amassada de forma minuciosa, mas uniforme. Como saber quando deve parar de amassar? Em média, o processo de amassar demora entre 2 a 4 minutos, mas siga as instruções da receita para ter a certeza. Não deve amassar demasiado a massa, uma vez que isso resultará num pão duro e denso. Uma última sugestão: preste atenção à massa. Quando se afasta facilmente dos lados e começa a subir pelo batedor de gancho, está na altura de parar e avançar para o passo seguinte.
Passo 2: deixar crescer, moldar e levedar
Agora que o passo de misturar e amassar está concluído, vamos começar o segundo passo: deixar crescer, moldar e levedar o pão. A taça de pão é especialmente útil para este passo.
Deixe o pão crescer
Primeiro, encontre o local ideal para ele crescer. Um local quente e sem correntes de ar, perto de um forno ou radiador, por exemplo. Procure obter uma temperatura entre os 23 e os 27 graus Celsius e, em seguida, basta deixar o agente de levedação fazer a sua magia. A massa irá agora crescer e ficar com até duas vezes o tamanho original. Também viu algumas bolhas? Vão-se transformar em bolsas de ar macias quando o pão estiver cozido.
Primeiro, enxague a taça com água quente. É de cerâmica, pelo que vai aquecer ligeiramente, tornando-a no ambiente perfeito, ligeiramente aquecido, mas não quente, para que o fermento do pão comece a reagir.
Em seguida, cubra com a tampa. Mantém a temperatura e a humidade no interior estáveis, o que ajuda o pão a crescer.
Utilizando uma taça normal:
Cubra a taça com um pano de cozinha limpo e seco.
Molde o pão
Amasse mais uma vez a massa por breves instantes e molde-a com a forma que desejar. Talvez a forma clássica de bola ou uma forma de trança? No entanto, moldar não se resume ao aspeto. Está também a certificar-se de que a "pele" exterior da massa está suficientemente apertada. Desta forma, a massa não se separa nem se desfaz e a crosta fica agradável e estaladiça no forno.
Deixe o pão levedar
Levedar significa apenas deixá-lo crescer uma segunda vez. Porquê? Porque parte do ar saiu enquanto o estava a moldar. É uma segunda oportunidade para a massa crescer e formar bolhas de ar ainda maiores.
Utilizando a taça de pão:
Polvilhe o pão com farinha e coloque-o na tampa. No entanto, certifique-se de que a forra com papel vegetal primeiro, uma vez que não quer que ele se cole à superfície.
Em seguida, cubra-o com a taça de pão até chegar o momento de fazer os cortes e cozer.
Utilizando uma taça normal:
Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada, polvilhe-a com farinha e cubra-a com um pano de cozinha limpo e seco.
Em seguida, faça cortes na massa e transfira-a para a forma.
Passo 3: cozer
A massa cresceu o suficiente. O seu forno está à temperatura certa. Está a postos para o passo final: cozer o pão.
Utilizando a taça de pão:
O seu pão está na tampa e coberto com a taça. A partir daí, coloque-o diretamente num forno pré-aquecido. A taça de pão retém o vapor e distribui-o uniformemente, garantindo que o pão é totalmente cozido.
Quando restarem 10 minutos no temporizador de cozinha, retire a tampa. Desta forma, a crosta obtém o tom dourado perfeito.
Depois de a taça de pão arrefecer, pode colocá-la na máquina de lavar loiça ou lavá-la em água quente com detergente.
Utilizando uma panela de ferro ou semelhante:
Transfira o pão com cortes na parte de cima para uma panela de ferro pré-aquecida forrada com papel vegetal e cubra com a tampa.
Quando restarem 10 minutos no temporizador de cozinha, retire a tampa. Desta forma, a crosta obtém o tom dourado perfeito.
3 sugestões para melhorar as suas habilidades na preparação de pão
Agora que conhece os princípios básicos, está a postos para cozer pão. Aqui estão algumas dicas para começar de forma ainda melhor.
1. Obtenha os utensílios certos
Balança: cozer pão é uma arte, mas também uma ciência exata. Pegue na sua balança e meça os ingredientes com precisão. Pode fazer toda a diferença no seu pão.
Um utensílio para cortar pão ou lâmina: cortar o pão por cima significa marcar padrões, com cortes, na "pele" exterior da massa antes de a cozer. Isto ajuda alguns tipos de pão a crescer corretamente e a criar uma crosta agradável no forno. Para a maioria dos padeiros, é uma forma divertida de ser criativo com padrões. Experimente. O pão é a sua tela.
Uma espátula para massa: a maioria das massas é pegajosa. Adoram ficar coladas à taça de mistura ou à bancada. Uma espátula para massa não só facilita a limpeza, como também mantém a sua cozinha e as suas formas em perfeitas condições.
2. Respeite a receita
Desde pão de massa mãe a focaccia e brioche, apesar de todas as receitas incluírem uma lista de ingredientes própria, os quatro ingredientes básicos mantêm-se sempre. Pelos seguintes motivos:
Água morna: a maioria das receitas de pão requer água morna. E por bons motivos, uma vez que ajuda o fermento a fazer o seu trabalho. Quão quente deve ser a água morna? Entre 36 e 40 graus Celsius. A água pode ser da torneira. Tenha em atenção que a composição específica da água na sua área pode afetar o sabor e a textura do pão.
Fermento: quer seja fermento seco instantâneo, fermento fresco, massa mãe ou fermento em pó, o pão precisa de um agente de levedação. Não cresce sem ele. Utilize sempre o que está especificado na receita.
Sal: se já experimentou pão sem sal, saberá que o sal é muito importante para melhorar o sabor do pão. Por isso, a menos que a sua dieta exija o contrário, nunca se esqueça do sal. Mas certifique-se de que não entra em contacto direto com o fermento na taça de mistura. O sal pode "matar" o fermento, o que impedirá o pão de crescer.
Farinhas: alguns pães são leves e fofos, enquanto outros são escuros e densos. Qual é a razão? O tipo de farinha. Para opções sem glúten, utilize farinha de sorgo, de trigo-sarraceno ou de aveia. Há um mundo inteiro de farinhas diferentes e cada uma resulta num tipo de pão distinto.
3. Não seja demasiado exigente consigo
Cozer pão é uma arte por uma razão. Não desanime se retirar do forno um pão que não cresceu, que está seco ou que tem um sabor insípido. É preciso tempo e prática para aperfeiçoar as suas habilidades na preparação de pão. Limpe a farinha do avental e tente novamente. Estas 12 receitas simples de pão são ótimas para começar.
KitchenAid Chef
— Partilhar a nossa paixão por criar
Na KitchenAid, juntamos pessoas que adoram cozinhar e fazer bolos, preparar bebidas e criar. Há mais de 100 anos que a KitchenAid trabalha em prol de todos os criadores. As nossas ferramentas icónicas são concebidas a pensar em si, abrindo as portas para novas possibilidades e ajudando-o a tirar o máximo partido das suas criações.