Skip the navigation

O que posso preparar com a batedeira?

A batedeira KitchenAid pode ajudar com todo o tipo de criações. Se está a pensar em como pode tirar o máximo partido da sua batedeira, veja as nossas dicas e sugestões.

Existem inúmeras receitas que pode criar com a sua batedeira KitchenAid. Também poderá poupar muito tempo e esforço com uma batedeira manual.

Um guia para começar do zero

Se ainda se está a familiarizar com a sua batedeira e gostaria de começar pelas noções básicas, consulte o nosso guia de iniciação à batedeira

Deixe-se inspirar pelas nossas receitas

Para encontrar muita inspiração para novas preparações, consulte a nossa página de receitas.

Sugestões para misturas com a batedeira

Veja de seguida as nossas sugestões para preparar as melhores criações com a batedeira:

Considere ajustar o temporizador

Tenha em atenção o tempo, uma vez que a sua batedeira mistura de forma mais rápida e meticulosa em comparação com outras batedeiras elétricas. Por isso, o tempo de mistura na maioria das receitas terá de ser ajustado para evitar bater os ingredientes durante demasiado tempo. Para ajudar a determinar o tempo de mistura ideal, preste atenção à massa e misture até obter o aspeto desejado descrito na sua receita, por exemplo "macio e cremoso".

Como adicionar ingredientes à batedeira

O método habitual a seguir ao misturar massas, especialmente massas para bolos e bolachas, é adicionar:

1/3 de ingredientes secos, 1/2 de ingredientes líquidos, 1/3 de ingredientes secos, 1/2 de ingredientes líquidos, 1/3 de ingredientes secos.

Utilize a velocidade 1 até misturar os ingredientes e, em seguida, aumente gradualmente até atingir a velocidade pretendida.

Adicione sempre os ingredientes o mais próximo possível dos lados da taça, e não diretamente no batedor em movimento.

Pode colocar a proteção contra salpicos (tampa antissalpicos) sobre a taça para poder adicionar os ingredientes sem criar sujidade.

Velocidades para preparados de bolos

Quando preparar misturas para bolos embaladas, utilize a velocidade 4 como velocidade média e, depois, a velocidade 6 como velocidade elevada. Para obter os melhores resultados, misture durante o tempo indicado nas instruções da embalagem ou até a mistura atingir a consistência pretendida.

Adicionar frutos secos, passas ou fruta cristalizada

Os ingredientes sólidos devem envolver-se durante os últimos segundos da mistura na velocidade 1.

Certifique-se de que a massa fica suficientemente espessa para evitar que a fruta ou os frutos secos se afundem durante a cozedura.

As frutas cristalizadas devem ser polvilhadas com farinha para conseguir uma melhor distribuição na massa.

Como adicionar ingredientes líquidos ou misturas

As misturas que contenham grandes quantidades de ingredientes líquidos devem ser misturadas a velocidades mais baixas para evitar salpicos.

Aumente a velocidade apenas depois de a mistura se tornar mais espessa.

Amassar massas com fermento

Utilize sempre o batedor de gancho para misturar e amassar massas com fermento.

Utilize a velocidade 2 para misturar ou amassar massas com fermento, uma vez que a utilização de qualquer outra velocidade cria um elevado potencial de falha da batedeira.

Se tiver uma taça de 4,3 L, não utilize receitas que precisem de 900 g (7 chávenas), ou mais, de farinha de trigo ou 800 g (6 chávenas), ou mais, de farinha de trigo integral.

Se tiver uma taça de 4,8 L, não utilize receitas que precisem de 1 kg (8 chávenas), ou mais, de farinha de trigo ou 800 g (6 chávenas), ou mais, de farinha de trigo integral.

Perguntas frequentes relacionadas

Este artigo foi útil?

yesno