Ao contrário do aço-carbono, o aço inoxidável é uma liga de ferro que contém uma percentagem relativamente elevada de crómio. É a adição de crómio que confere resistência à ferrugem ao aço inoxidável. O crómio no aço inoxidável reage com o oxigénio (no ar ou na água) para formar uma película passiva muito fina e transparente (óxido de crómio) sobre a superfície do aço, o que limita a oxidação (ferrugem). Esta película passiva é formada (e reparada) muito rapidamente, pelo que não tem de se preocupar em raspar ou esfregar.
No entanto, algumas coisas podem penetrar nesta película e começar a formar ferrugem se forem deixadas em contacto com o aço inoxidável. Estas são algumas sugestões para os cuidados a ter com a sua taça em aço inoxidável:
Evite riscos profundos
Os pequenos riscos são, sobretudo, cosméticos, mas os riscos mais profundos podem ser difíceis de limpar. Evite fazer riscos ao optar por não utilizar utensílios de metal nas taças (ou ao utilizá-los com muito cuidado) nem esfregões altamente abrasivos.
Lave frequentemente
A lavagem frequente é um passo essencial, mas há outros fatores a ter em conta. As fontes de água em algumas cidades contêm elevados níveis de cloro, os quais podem penetrar gradualmente na película protetora do aço inoxidável e formar ferrugem. A água dos poços também pode incluir bactérias capazes de produzir ferrugem em aço inoxidável.
Utilize o detergente correto
Utilize apenas detergentes suaves e evite produtos químicos agressivos ou produtos de limpeza antibacterianos. Alguns produtos químicos agressivos e detergentes antibacterianos podem provocar a acumulação de ferrugem no aço inoxidável. Os sais de halogéneo (cloro, flúor, bromo, iodo), alguns agentes antibacterianos (que contêm um produto químico chamado Triclosan) e a lixívia (hipoclorito de sódio), ou produtos de limpeza com lixívia, também podem causar a formação de ferrugem em aço inoxidável. Verifique o detergente e certifique-se de que este não contém nenhum destes materiais.
Evite o contacto de metal com metal
Evite esfregões metálicos (como palha de aço) e utensílios de metal. A palha de aço é fabricada em aço-carbono e enferruja rapidamente. A sua utilização num material em aço inoxidável pode depositar o que é referido como "ferro livre", que não está protegido pelo crómio e pode provocar rapidamente a acumulação de ferrugem. O contacto regular entre o aço inoxidável e alguns outros tipos de metal pode criar um processo chamado "corrosão galvânica". Um ambiente húmido tem muitas mais probabilidades de causar a formação de ferrugem do que um clima mais seco.
Como remover marcas de ferrugem
- Misture um pouco de bicarbonato de sódio com vinagre (vinagre branco ou de cidra de maçã) até obter uma consistência pastosa.
- Espalhe a pasta sobre a superfície do aço inoxidável.
- Deixe-a repousar durante cerca de 10 minutos (até algumas horas caso a ferrugem seja muito resistente).
- Esfregue a pasta sobre a superfície do aço inoxidável com um esfregão antirriscos e aplicando um movimento circular.
- Enxague bem a taça com água morna e, em seguida, lave normalmente com água e detergente e seque à mão.
SUGESTÃO: este processo de limpeza profunda é recomendado se surgirem manchas ou ferrugem, assim como todas as semanas ou todos os meses para evitar quaisquer problemas.