Skip the navigation

Por que motivo as minhas claras não ficam firmes?

Se bater claras com a sua batedeira não estiver a funcionar, pode haver vários motivos. Consulte os nossos conselhos...

As batedeiras são frequentemente utilizadas para bater claras de forma rápida e fácil. Se a sua não parece estar a funcionar, não se preocupe. Aqui estão algumas sugestões e conselhos que pode experimentar.

Verifique a quantidade de ovos

Recomendamos que tenha as claras de dois ou mais ovos na taça quando estiver a bater. Se os ovos forem pequenos, ou se só tiver dois ovos, pode começar a trabalhar com o batedor plano para bater os ovos na velocidade 10 até formarem espuma. Uma vez com espuma, terá volume suficiente para, em seguida, passar para a pinha para terminar.

Sugestões para bater claras:

  • As claras de ovos novos e à temperatura ambiente são mais simples de bater em castelo do que as de ovos velhos e refrigerados.

  • Certifique-se de que a taça onde está a bater as claras não tem resíduos de gordura.

  • Certifique-se de que não misturou gemas com as claras. As gemas de ovo têm um elevado teor de gordura e dificultam o processo de bater as claras.

  • O cremor de tártaro é um pó ácido extraído durante a produção do vinho. É utilizado para estabilizar a espuma das claras e aumentar a tolerância ao calor. Também evita que os xaropes de açúcar cristalizem e é combinado com bicarbonato de sódio para preparar fermento em pó comercial. Não tem odor e tem um sabor ligeiramente salgado ou ácido. Regra geral, deve utilizar 1/8 de colher de chá por clara ou uma colher de chá por chávena de claras. Para preparar merengues, utilize 1/8 de colher de chá por cada duas claras. Nota: o cremor de tártaro tem um prazo de validade de um ano.

NOTA: todas as nossas batedeiras são fornecidas com uma pinha, que é o utensílio perfeito para bater claras.

Perguntas frequentes relacionadas

Este artigo foi útil?

yesno