Tarte de mirtilos
Esta tarte com uma crosta folhada amanteigada tem no seu interior uma mistura suculenta de mirtilos, açúcar e raspas de laranja ácidas, garantindo uma explosão de sabores em cada dentada.
Tarte de mirtilos
Esta tarte com uma crosta folhada amanteigada tem no seu interior uma mistura suculenta de mirtilos, açúcar e raspas de laranja ácidas, garantindo uma explosão de sabores em cada dentada.
Utensílios
Ingredientes
360 g farinha de trigo
3 c. de sopa açúcar
100 g açúcar
1 c. de chá sal grosso
225 g manteiga fria sem sal, cortada em cubos
15 g manteiga sem sal fria para o recheio, cortada em cubos
120 ml água gelada
1150 g mirtilos frescos, lavados e secos
30 g amido de milho
2 c. de sopa raspa de laranja
Passo a passo
Preparar a massa: encaixe o batedor de massas na batedeira. Adicione a farinha, o açúcar e o sal à taça e ligue a batedeira na velocidade 1 durante 10 segundos. Enquanto a batedeira mistura, adicione a manteiga fria e, em seguida, aumente para a velocidade 2 durante um minuto. Reduza a velocidade para mexer, e em seguida, verta lentamente água gelada. Retire a taça da batedeira e utilize as mãos para juntar a massa em dois discos lisos. Envolva os discos em película aderente e arrefeça/deixe repousar a massa durante, pelo menos, uma hora no frigorífico.
Quando a massa estiver pronta, coloque a grelha no terço inferior do forno e pré-aqueça a 200 °C. Coloque-os numa taça grande. Numa taça separada, misture o amido de milho, o açúcar e a raspa de laranja. Reserve.
Polvilhe ligeiramente a bancada com farinha e estenda um disco para formar um círculo com cerca de 0,5 cm de espessura. Coloque a massa na tarteira e apare a extremidade da massa, deixando uma saliência de 2,5 cm (para criar um rendilhado depois de cruzar as tiras da massa). Estenda o segundo disco para formar um círculo do mesmo tamanho e corte-o em tiras de 2,5 cm.
Prepare o recheio: coloque os mirtilos numa taça grande, adicione a mistura de açúcar e mexa para envolver uniformemente. Em seguida, coloque os mirtilos na tarteira. Pincele a parte superior dos mirtilos com manteiga. Prepare as tiras para criar um efeito cruzado. Em seguida, apare as extremidades das tiras e dobre-as, juntamente com a crosta inferior, com as extremidades por baixo. Em seguida, pressione a extremidade da crosta com um garfo para selar. Pincele a parte superior da massa com o ovo batido.
Coloque uma folha de papel de alumínio na grelha por baixo daquela onde vai colocar a tarte para recolher quaisquer sucos que possam ser expelidos durante a cozedura. Coloque uma proteção em papel de alumínio sobre a tarte e deixe-a cozer durante 30 minutos. Em seguida, reduza a temperatura para 175 °C e deixe cozer até que a crosta esteja tostada e os sucos estejam visivelmente a borbulhar através das tiras de massa cruzadas (aproximadamente, mais 25 a 30 minutos). Retire a proteção da tarte durante os últimos 10 minutos de cozedura.