Tarte de frango com ervilhas
Um prato completo que pode ser preparado com uma só panela, esta caçarola de frango e ervilhas é a receita de inverno ideal para uma refeição reconfortante.
Tarte de frango com ervilhas
Um prato completo que pode ser preparado com uma só panela, esta caçarola de frango e ervilhas é a receita de inverno ideal para uma refeição reconfortante.
Utensílios
Ingredientes
400 g farinha de trigo
200+55 g manteiga sem sal, cortada em cubos
3/4+1/2 c. de chá sal
70 g água, quente
2 c. de sopa azeite
2 peitos de frango
1 cebola
2 talos de aipo
2 cenouras
2 dentes alho
15 g farinha
310 ml caldo de galinha
40 g natas
1/2 c. de chá tomilho fresco
1/2 c. de chá pimenta
100 g ervilhas congeladas
1 ovo
Passo a passo
Coloque a farinha, a manteiga e o sal na taça da batedeira equipada com um batedor plano. Misture na velocidade 2 durante cerca de 2 minutos.
Quando a mistura tiver uma textura arenosa, substitua o batedor plano pelo batedor de gancho. Adicione gradualmente a água enquanto amassa na velocidade 2.
Quando a massa estiver macia, use as mãos para a moldar numa bola, envolva em película e deixe refrigerar durante 30 minutos.
Corte a massa ao meio e enrole ambas as metades numa superfície de trabalho polvilhada com farinha. Unte ligeiramente a caçarola e coloque uma das metades de massa na mesma. Corte o excesso de massa nas extremidades.
Aqueça o azeite em lume médio e cozinhe os peitos de frango.
Adicione os peitos de frango à taça da batedeira equipada com um batedor plano. Misture durante 2 minutos na velocidade 2 até desfiar o frango.
Descasque e corte a cebola. Corte o aipo em pedaços de 0,5 cm. Descasque as cenouras e corte-as em rodelas. Pique o alho.
Numa frigideira grande, derreta a manteiga e cozinhe a cebola, o aipo, a cenoura e o alho durante cerca de 6 minutos.
Polvilhe a farinha sobre os legumes e bata para que a farinha possa absorver a manteiga.
Adicione o caldo de galinha, o creme e as especiarias aos legumes e bata constantemente. O molho deve ficar espesso e cremoso.
Adicione o frango desfiado e as ervilhas ao molho. Cozinhe durante alguns minutos em lume brando.
Verta o recheio do frango e cubra com a outra metade da massa esticada. Com os dedos, junte as metades da massa.
Pincele a parte superior com ovos batidos e, com uma faca afiada, corte pequenas ranhuras para se certificar de que o vapor sai.
Coza a tarte durante 45 minutos num forno pré-aquecido a 180 ºC.