Tarte de abóbora e canela vegana
Uma guloseima vegana doce e picante feita de raiz. Coe e triture os seus ingredientes com os acessórios da batedeira. Experimente.
Tarte de abóbora e canela vegana
Uma guloseima vegana doce e picante feita de raiz. Coe e triture os seus ingredientes com os acessórios da batedeira. Experimente.
Utensílios
Ingredientes
150 g farinha de amêndoa
90 g farinha para todos os fins
1 c. de chá sal
1 c. de sopa açúcar refinado
1 'ovo de linhaça' (1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas + 3 colheres de sopa de água)
6 tbsp água
650 g abóbora crua
150 g silken tofu
180 ml xarope de ácer
1 tbsp extrato de baunilha
60 g manteiga de amêndoa
15 g amido de milho
especiaria de abóbora (mistura de canela, gengibre, noz-moscada e cravinho moído)
150 g nozes pecan
100 g açúcar castanho escuro
Passo a passo
Coloque 650 g de abóboras cruas cortadas ao meio num tabuleiro. Asse durante 20 minutos num forno pré-aquecido a 180 °C ou até que uma faca as fatie facilmente. Deixe arrefecer completamente.
Encaixe o conjunto de peneira e balança na batedeira e coloque na velocidade 4. Peneire os 150 g de farinha de amêndoa*, 90 g de farinha de trigo, ½ colher de chá de sal e 1 colher de sopa de açúcar fino para uma taça grande. (* Para preparar farinha de amêndoa, adicione 150 g de amêndoas escaldadas ao jarro da liquidificadora K400 e misture na velocidade 5 até que os frutos secos estejam completamente pulverizados.)
Adicione o ovo de linhaça (1 colher de sopa de sementes de linhaça moídas + 3 colheres de sopa de água combinadas numa taça pequena criam um "ovo de linhaça". Aguarde antes de utilizar até que a textura esteja "viscosa") e 4 colheres de sopa de água à taça. Adicione o batedor plano e misture na velocidade 4 até formar uma massa.
Estenda a massa sobre uma superfície coberta de farinha, enrole-a numa base para tarte, frise as extremidades e deixe cozer durante 15 minutos num forno pré-aquecido a 175 ºC.
Encaixe o passador de fruta e legumes na batedeira e coloque na velocidade 4. Coloque a abóbora assada no passador e passe o puré para uma taça.
Adicione 150 g de tofu cremoso e 60 g de manteiga de amêndoa a uma batedeira equipada com a pinha e misture na velocidade 4 até a mistura estar combinada.
Adicione 180 ml de xarope de ácer, 1 colher de sopa de extrato de baunilha, 15 g de amido de milho, ½ colher de chá de sal, aroma de abóbora (mistura de canela, gengibre, noz-moscada e cravinho em pó) ao recheio e misture durante 2 minutos na velocidade 4.
Verta o recheio para a base pré-cozida e bata com a base na bancada para libertar quaisquer bolhas de ar. Deixe cozer durante 45 minutos num forno pré-aquecido a 180 °C até a tarte estar firme, mas a abanar ligeiramente no centro.
Coloque 100 g de açúcar mascavado escuro e 2 colheres de sopa de água numa panela em lume médio e aguarde até que o caramelo esteja a borbulhar. Adicione 150 g de nozes-pecãs e mexa até estarem caramelizadas e torradas.
Coloque os frutos secos numa tabuleiro revestido e deixe arrefecer completamente.
Encaixe o cortador/ralador equipado com a lâmina grossa para ralar na batedeira. Coloque na velocidade 4 e introduza as nozes-pecãs através do acessório.
Coloque uma quantidade generosa das nozes-pecãs caramelizadas no topo da tarte. Procure obter cerca de 1 cm de espessura para uma consistência e textura perfeitas. Para servir, experimente regar com um molho generoso de caramelo salgado ou caramelo espesso.