Tacos al pastor assados no forno
Quer seja a terça do taco ou qualquer outro jantar com amigos, tacos al pastor é sempre uma boa ideia.
Tacos al pastor assados no forno
Quer seja a terça do taco ou qualquer outro jantar com amigos, tacos al pastor é sempre uma boa ideia.
Utensílios
Ingredientes
4 malaguetas ancho inteiras, sem sementes e caule
4 malaguetas pasilla ou guajillo inteiras, sem sementes e caule
345 g caldo de frango com baixo teor de sódio
25 g óleo vegetal, dividido
2 c. de chá orégãos mexicanos secos
2 c. de chá sementes de cominhos secas em pó
2 c. de sopa achiote em pasta ou pó
2 malaguetas chipotle conservadas em molho de adobo, mais 4 c. de sopa do molho da lata
100 g vinagre branco destilado
6 dentes de alho
30 g sal kosher
4 c. de chá açúcar
1,3-1,8 kg pá de porco desossada
1 ananás, descascado e cortado ao meio
3 tomates de ameixa, picados sem a parte interior gelatinosa
1/4 cebola roxa, em cubos pequenos
coentros frescos
Passo a passo
Preparar a marinada: cozinhe as malaguetas ancho e pasilla ou guajillo numa frigideira grande em lume médio-alto, virando-as ocasionalmente, até que fiquem inchadas, maleáveis, ligeiramente douradas em algumas partes e bastante aromáticas, durante cerca de 4 minutos. Adicione 230 g de caldo de frango, deixe ferver e, em seguida, verta o conteúdo da frigideira para uma taça pequena. Cubra sem apertar e reserve.
Limpe a frigideira, adicione 1 colher de sopa de óleo vegetal e aqueça-o em lume médio-alto até o óleo ficar reluzente. Adicione os cominhos, orégãos e achiote, mexendo frequentemente, até ficarem aromáticos mas não dourados, durante cerca de 30 segundos. Adicione as malaguetas chipotle e o molho de adobo, cozinhando até ficarem aromáticos, durante mais 30 segundos. Adicione o vinagre, o sal e o açúcar e, em seguida, retire do calor.
Raspe o conteúdo da frigideira para dentro de uma liquidificadora. Adicione alho e malaguetas com o respetivo líquido de conserva. Misture a alta velocidade até ficar completamente homogéneo, durante cerca de 1 minuto, raspando as laterais conforme necessário. Reserve e deixe o molho arrefecer.
Marinar a carne de porco: corte os fios ou rede de cozinha da carne de porco a assar. Cubra com metade da marinada, tape e refrigere entre 4 e 36 horas. Guarde a marinada restante numa taça no frigorífico.
Cozinhar a carne de porco: pré-aqueça o forno a 150 °C. Coloque a carne de porco numa tábua de corte e raspe a marinada com uma espátula de borracha. Deite fora a marinada.
Adicione 1 colher de sopa de óleo vegetal a uma panela de ferro ou a uma panela larga com tampa e aqueça a lume médio-alto no fogão. Aloure bem a pá de porco em todos os lados para caramelizar. Tente formar o máximo de crosta possível, sem queimar.
Adicione 115 g de caldo de frango à parte inferior do tabuleiro. Se o assado tiver uma camada de gordura, certifique-se de que a mesma fica virada para cima. Cubra o tabuleiro com uma tampa e asse no forno durante 4 a 5 horas, até o centro do assado atingir 80 °C. Retire a carne de porco do forno e deixe repousar durante 15 minutos.
Cozinhar o ananás: aumente a temperatura do forno para 175 °C. Coloque as metades do ananás num tabuleiro com rebordo forrado com folha de alumínio. Utilize um pincel de pastelaria para cobrir o ananás com o molho do tabuleiro do assado de porco. Coloque o ananás no forno e asse até que fique completamente tenro, durante cerca de 50 minutos.
Desfiar a carne de porco: encaixe o batedor plano na batedeira. Coloque o porco assado na taça da batedeira e encaixe a proteção contra salpicos. Coloque a batedeira na velocidade 2 e desfie a carne.
Verta o restante molho do tabuleiro num copo medidor de vidro transparente ou numa taça de vidro transparente. À medida que arrefece, a gordura e os sucos da carne separam-se, subindo a gordura para o topo. Utilize uma pipeta ou uma concha para transferir a gordura para um recipiente separado. Volte a verter os restantes sucos sobre a carne desfiada para mantê-la húmida e saborosa.
Preparar o molho: retire o ananás do forno, retire o centro e corte em pedaços pequenos. Coloque o ananás cortado no frigorífico para refrigerar.
Combine o ananás com os tomates de ameixa picados e a cebola roxa cortada.
Adicione a marinada reservada ao molho, uma colher de cada vez, provando à medida que vai adicionando. Misture bem.
Sirva a carne de porco em tacos com tortilhas de milho ou farinha, ou com arroz com coentros. Decore com salsa e coentros frescos.