Shumai
A iguaria chinesa clássica que pode ser saboreada durante todo o dia, a sós, com amigos ou com a família.
Shumai
A iguaria chinesa clássica que pode ser saboreada durante todo o dia, a sós, com amigos ou com a família.
Utensílios
Ingredientes
450 g barriga de porco ou lombo de porco, cortado em cubos de 2,5 cm
1/2 (320g) couve verde ou couve-lombarda
10 g gengibre, descascado
20 g chalotas, picadas finamente
18 g cogumelos shiitake secos inteiros
1 + 1/2 c. de sopa molho de soja
1 c. de sopa óleo de sésamo
1 c. de sopa óleo vegetal ou de amendoim
1 c. de sopa sal kosher
1 c. de sopa tapioca ou amido de milho
250 g arroz glutinoso cozido
24 wrappers para bolinhos chineses redondos
to taste óleo de malagueta, vinagre preto, vinagre branco, molho de soja
Passo a passo
Esta receita dá para 24 shumai.
Coloque os cogumelos shiitake numa taça pequena. Verta 240 ml de água a ferver na taça e demolhe os cogumelos até amolecerem. Escorra e reserve.
Retire o núcleo do caule da couve, corte-a em fatias de 5 cm e reserve com o gengibre descascado. Encaixe o disco para triturar reversível no processador de alimentos na regulação mais elevada. Bloqueie a tampa e, com o processador a funcionar na velocidade 2, utilize o calcador de alimentos para guiar a couve e o gengibre para a lâmina.
Retire a couve e o gengibre da taça e transfira-os para uma taça grande. Reserve. Retire o disco para triturar reversível e insira o acessório de lâmina quádrupla. Adicione os shiitakes demolhados, bloqueie a tampa e utilize a função Pulse (Impulsos) para picar finamente. Adicione os cogumelos à couve e ao gengibre.
Com a lâmina quádrupla ainda encaixada, adicione a carne de porco cortada em cubos à taça, bloqueie a tampa e utilize a função Pulse (Impulsos). Continue a utilizar esta função até que a carne de porco esteja cortada finamente, quase picada, mas sem formar uma pasta.
Aqueça um wok, adicione 1 colher de sopa de óleo de colza e, em seguida, adicione a carne de porco picada. Salteie durante 1 minuto e, em seguida, adicione a couve, o gengibre, os cogumelos e as chalotas. Mexa e, em seguida, adicione os ingredientes restantes: molho de soja, óleo de sésamo, sal, amido de milho e arroz cozido. Separe o arroz e mexa bem; quando os ingredientes estiverem totalmente incorporados, retire do lume.
Deixe o recheio arrefecer ligeiramente. Para encher os shumai, forme um "o" com o dedo indicador e o polegar da sua mão não dominante. Coloque um wrapper para bolinhos chineses sobre o "o" e, com a sua mão dominante, coloque cerca de 1 colher de sopa e meia [30 g] de recheio no centro do wrapper. Pressione o recheio para baixo à medida que aperta o wrapper à volta, rodando e achatando a parte inferior do bolinho e criando uma forma cilíndrica. O recheio deve chegar à parte superior ou à extremidade do wrapper ou até um pouco acima. Reserve os bolinhos recheados num tabuleiro ou prato à medida que os prepara. Cubra os wrappers para bolinhos chineses para que não fiquem secos durante a preparação.
Entretanto, prepare o cesto da panela a vapor em água a ferver. Forre o fundo do cesto da panela a vapor com formas para cesto. Encha os cestos, certificando-se de que não ficam demasiado cheios de bolinhos. Coza-os a vapor durante dez minutos e sirva de imediato com molho.
Sugestão: os shumai podem ser preparados com antecedência, colocados num tabuleiro coberto com plástico e guardados no frigorífico durante até 2 dias ou podem ser congelados. (Para evitar que a parte inferior se cole ao tabuleiro, esfregue as bases com um pouco de amido de milho antes de as guardar.) Para congelar: disponha os bolinhos numa única camada num tabuleiro. Quando estiverem totalmente congelados, transfira-os para um saco de armazenamento no congelador para os conservar durante até um mês. Cozinhe os shumai congelados da mesma forma, mas coza a vapor durante mais cinco minutos.