Pão bola artesanal simples
Este pão é perfeito para todas as ocasiões. De simplesmente acompanhado com manteiga e compota a ser usado em sanduíches, ou até para mergulhar numa tigela de sopa quente.
Pão bola artesanal simples
Este pão é perfeito para todas as ocasiões. De simplesmente acompanhado com manteiga e compota a ser usado em sanduíches, ou até para mergulhar numa tigela de sopa quente.
Utensílios
Ingredientes
375 g farinha de trigo
6 g fermento seco
8 g sal
300 ml água quente (aprox. 37 °C)
Passo a passo
Prepare todos os ingredientes no seu espaço de trabalho. Aqueça a taça de pão enchendo-a com água quente. Depois, verta a água e seque-a. Adicione a farinha, o fermento e o sal à taça de pão e encaixe-a na batedeira KitchenAid Artisan. Insira o batedor de gancho e bloqueie a cabeça na posição correta. Ligue a batedeira na velocidade 2 para misturar ingredientes secos. Depois de cerca de 30 segundos, despeje lentamente água quente. Deixe a batedeira misturar os ingredientes durante 1 minuto e meio a 2 minutos e meio, ou até a massa se separar da taça, mas estando ainda húmida e com uma forma pouco definida. Não amasse em excesso. (Não há problema se alguns pedaços de farinha ficarem à volta do rebordo.) Remova a massa do gancho e retire a taça de pão. Polvilhe a parte superior da massa com um pouco de farinha. Utilize uma mão para virar e cobrir a massa com farinha e, em seguida, cubra a taça com a tampa. (NOTA: a massa vai ficar pegajosa. Não é necessário formar nem amassar mais a massa neste ponto.) Deixe a massa levedar durante 60 minutos.
Destape a taça e puxe suavemente a massa da taça para uma superfície generosamente enfarinhada. Com a massa numa forma arredondada à sua frente, amarre a parte superior da massa, estique-a e dobre-a para o centro da massa, como se se tratasse de um envelope. Rode ligeiramente a massa e faça o mesmo à porção que agora está no topo. Continue a rodar, esticar e dobrar a massa para o centro durante três ou quatro círculos completos. (Notará que se vai tornando cada vez mais difícil esticar a massa.) Depois de esticar e dobrar a massa uma última vez, vire a massa ao contrário, com a dobra para baixo. Com delicadeza, coloque uma mão de cada lado da massa e enrole cuidadosamente a palma da mão direita em torno da extremidade direita, enquanto utiliza a mão esquerda para rodar a massa na superfície. Esta ação alisará a massa para criar uma forma redonda.
Deixe a massa assentar enquanto lava rapidamente a taça de pão e a seca bem. Adicione uma quantidade generosa de farinha no interior da taça do pão e no topo da massa. Volte a colocar a massa na taça de pão, com a dobra virada para baixo. Cubra a taça com a tampa e deixe-a crescer durante mais 30 minutos.
Enquanto a massa está a levedar pela segunda vez, pré-aqueça o forno a 230 °C. (NOTA: coloque a grelha o mais próximo possível do centro do forno, deixando ainda altura suficiente para inserir a taça de pão com a tampa.) Quando a massa estiver pronta para cozer, retire a tampa da taça de pão e forre o interior da tampa com papel vegetal. Inverta cuidadosamente a massa da taça de pão para a superfície coberta com papel vegetal (para que o lado da dobra fique agora virado para cima), tendo cuidado para não lhe tirar ar ou danificar a forma. Retire o excesso de farinha da taça de pão e, em seguida, cubra a massa com a taça de pão e coloque-a no forno. Deixe cozer durante 30 minutos. Em seguida, retire a taça de pão para expor o pão e deixe cozer durante mais 10 minutos, ou até a crosta ficar dourada. Coloque o pão numa grelha de arrefecimento e deixe-o arrefecer antes de cortar.
Recomendamos que pese a farinha ao fazer pão. Se não tiver uma balança de cozinha, não compacte a farinha durante a medição. Sacuda levemente a farinha antes de encher o copo medidor e, em seguida, utilize a parte de trás de uma faca de cozinha para retirar o excesso que ficar acima do rebordo. A temperatura da água é um componente essencial da preparação do pão. Se não tiver um termómetro para testar a temperatura da água, recomendamos que utilize água quente da banca da cozinha (em vez de aquecer água no micro-ondas). O truque é encher o copo medidor com água quente, despejá-la, e depois medir a quantidade necessária para o pão. Isto irá garantir que o vidro não aspira o calor da água antes de a adicionar à massa. Não é necessário fazer cortes na parte de cima deste pão durante a cozedura. Quando a massa é invertida sobre a tampa depois de levedar uma segunda vez, formam-se rachaduras naturais (resultado do processo de estender e dobrar) que se expandem e dão a este pão o aspeto perfeito de um pão caseiro.