Bolo chiffon de chocolate e amêndoa com natas com amaretto
Modernizámos o bolo chiffon clássico e elegante adicionando cacau em pó, extrato de amêndoa e finalizando-o com um creme de cacau amaretto e pepitas de cacau crocantes. O resultado é um bolo delicado e húmido que tem a altura e a leveza de um bolo de claras, mas a riqueza de um bolo inglês.
Bolo chiffon de chocolate e amêndoa com natas com amaretto
Modernizámos o bolo chiffon clássico e elegante adicionando cacau em pó, extrato de amêndoa e finalizando-o com um creme de cacau amaretto e pepitas de cacau crocantes. O resultado é um bolo delicado e húmido que tem a altura e a leveza de um bolo de claras, mas a riqueza de um bolo inglês.
Utensílios
Ingredientes
45 ml água quente
3/4 c. de chá café em pó instantâneo
70 g manteiga sem sal, derretida
140 g farinha
30 g cacau em pó de processo holandês, não adoçado
2 c. de chá fermento em pó
1/2 c. de chá sal
3 ovo, temperatura ambiente
300 g açúcar
1 c. de sopa extrato de baunilha
1/2 c. de chá extrato de amêndoa
55 g chocolate amargo, ralado
400 ml natas gordas batidas, frias
60 ml amaretto (opcional)
2 c. de sopa cacau em pó, peneirado
2 c. de sopa açúcar em pó
50 g pepitas de cacau
Passo a passo
Pré-aqueça o forno a 160 ºC.
Para o bolo chiffon de chocolate e amêndoa: numa taça à prova de calor, adicione a água quente e o café em pó instantâneo. Mexa para combinar. Adicione a manteiga derretida, mexa e reserve. Mantenha a mistura quente.
Numa taça de mistura média, adicione a farinha para bolos, o cacau em pó, o fermento em pó e o sal. Encaixe a pinha na batedeira manual. Coloque na velocidade 2, misture até combinar e, em seguida, desligue a batedeira.
Numa taça de mistura grande, adicione os ovos. Coloque a pinha nos ovos, coloque na velocidade 7 e bata os ovos durante 1 minuto. Em seguida, enquanto ainda estiver a misturar, verta lentamente o açúcar granulado sobre os ovos. Bata os ovos e o açúcar até a mistura ficar espessa, ficar num tom amarelo pálido e criar fitas grossas, 10-12 minutos. 5 minutos após o início do processo de mistura, verta os extratos de baunilha e amêndoa.
Coloque a batedeira na velocidade 2 e verta a mistura de farinha até estar combinada. Tenha cuidado para não misturar demasiado a massa. Desligue a batedeira e utilize uma espátula de borracha incorporar o chocolate ralado, seguido da mistura de manteiga quente derretida, incorporando até estar tudo totalmente combinado.
Verta cuidadosamente a massa para a forma de pão de ló não untada. Coza o bolo até que um verificador de cozedura bolos inserido no centro saia limpo e surjam fissuras na superfície do bolo, 45-55 minutos. Em seguida, retire o bolo do forno e coloque-o numa grelha para arrefecer completamente, cerca de 3 horas.
Depois de o bolo arrefecer, passe cuidadosamente uma faca pelo tubo e pela extremidade externa da forma. Levante o bolo e transfira-o para a grelha. Passe uma faca pela parte inferior da forma. Rode o tubo, retire-o cuidadosamente do bolo e coloque o bolo (com o lado mais bonito para cima) na travessa de servir pretendida.
Enquanto o bolo está a arrefecer, faça as natas batidas com amaretto: numa taça de mistura média, adicione as natas, o amaretto, o cacau em pó e o açúcar em pó. Encaixe a pinha na batedeira manual. Coloque na velocidade 3 e misture durante 1 minuto, ou até a mistura começar a ficar espessa e criar fitas. Aumente gradualmente para a velocidade 6 e bata a mistura de natas até formar picos de dureza média, cerca de 1,5-2 minutos. Transfira para uma taça de servir, tape e refrigere até estar pronto para servir.
Para servir, utilize uma faca comprida e serrilhada para cortar o bolo em fatias. Coloque um pouco de natas batidas por cima de cada fatia e decore com algumas pepitas de cacau. Sirva de imediato.