Bolachas mexicanas de chocolate quente
Estas bolachas são inspiradas pelo chocolate "caliente" mexicano, um chocolate quente reconfortante feito com especiarias picantes e uma pitada de pimenta de Caiena que remonta aos astecas.
Bolachas mexicanas de chocolate quente
Estas bolachas são inspiradas pelo chocolate "caliente" mexicano, um chocolate quente reconfortante feito com especiarias picantes e uma pitada de pimenta de Caiena que remonta aos astecas.
Utensílios
Ingredientes
300 g farinha de trigo
42 g cacau em pó de processo holandês, não adoçado
2,5 c. de chá fermento em pó
1/2 c. de chá sal fino
1/2 c. de chá pimenta de Caiena
1/2 c. de chá noz-moscada
1/4 c. de chá pimenta preta
225 g manteiga sem sal, à temperatura ambiente
65 g açúcar granulado
65 g açúcar mascavado escuro
2 ovos grandes
1 c. de chá extrato puro de baunilha
125 g pepitas de chocolate de leite
90 g cacau em pó adoçado
100 g açúcar granulado
2 c. de chá canela em pó
Passo a passo
Pré-aqueça o forno a 190 °C. Forre três tabuleiros com rebordo com papel vegetal.
Faça as bolachas. Numa taça de mistura média adicione a farinha, o cacau em pó, o fermento em pó, o sal, a pimenta de Caiena, a noz-moscada e a pimenta preta. Encaixe os batedores turbo na batedeira manual. Introduza os batedores na taça e coloque-os na velocidade 2. Misture até os ingredientes estarem bem combinados. Desligue a batedeira e reserve a taça.
Numa taça de mistura grande, adicione a manteiga, o açúcar granulado e o açúcar mascavado. Coloque os batedores na taça. Coloque a batedeira na velocidade 2 e, após 20 segundos, aumente para a velocidade 5, batendo até a mistura ficar clara e macia, durante 3 a 4 minutos. Reduza para a velocidade 3 e, ao misturar, adicione o extrato de baunilha e os ovos, um de cada vez, batendo até estarem totalmente incorporados, durante cerca de 1 minuto. Pare a batedeira para raspar a taça e os batedores com uma espátula, conforme necessário.
Volte a colocar os batedores na taça. Coloque a batedeira na velocidade 3 e adicione lentamente a mistura de farinha à taça em 3 fases, seguida das pepitas de chocolate de leite, misturando até combinar. Desligue a batedeira e raspe a massa dos batedores. Termine de misturar a massa à mão, utilizando uma espátula para se certificar de que está tudo incorporado.
Num prato raso, adicione o açúcar granulado e a canela. Misture bem.
Molde as bolachas. Com uma colher ou uma concha para bolachas, retire cerca de uma colher de sopa de massa. Forme cada porção numa bola de 2,5 cm e, em seguida, envolva-as suavemente na mistura de canela e açúcar.
Coloque as bolachas com 5 cm de distância entre si nos tabuleiros já preparados. Coloque no forno e coza as bolachas até que as extremidades comecem a solidificar e os topos das bolachas estejam inchados e rachados, durante 10 a 11 minutos, girando as formas a meio da cozedura.
Deixe as bolachas arrefecerem durante cerca de 5 minutos nos tabuleiros e, em seguida, transfira-as para uma grelha para arrefecerem completamente.