Asas de frango com molho de hibisco
Prepare estas asas de frango picantes e ácidas, tão estaladiças quanto quiser. São de deixar água na boca!
Asas de frango com molho de hibisco
Prepare estas asas de frango picantes e ácidas, tão estaladiças quanto quiser. São de deixar água na boca!
Utensílios
Ingredientes
57 g flores de hibisco secas, bem comprimidas
2 g pimenta guajillo seca
2 pimenta ancho seca
1 c. de sopa pimenta chipotle em molho adobo
560 g água, a ferver
4 c. de sopa óleo, dividido
65 g cebola doce, descascada e fatiada
2 dentes de alho, descascados e picados
340 g xarope de agave
96 ml vinagre de vinho tinto
1 ½ c. de chá + 1 c. de sopa sal kosher
1 c. de chá + 1/2 c. de sopa pimenta preta moída
1 c. de chá mostarda em pó
1,3 kg asas de frango
80 g farinha
óleo em spray
Passo a passo
PREPARAR O MOLHO DE CHURRASCO: retire o caule e as sementes das malaguetas secas, coloque-as numa taça de tamanho médio e adicione as flores de hibisco. Ferva a água e adicione-a à taça, mergulhando as malaguetas e o hibisco. Mexa e, em seguida, cubra a taça com película e deixe demolhar durante 20 minutos.
Enquanto aguarda, salteie a cebola e o alho em 2 colheres de sopa de óleo numa panela funda. Salteie em lume médio-alto durante cerca de 10 minutos até começar a caramelizar. Retire do lume e deixe arrefecer ligeiramente.
Combine a água, as flores de hibisco, as malaguetas e as cebolas e o alho salteados na liquidificadora. Certifique-se de que a tampa está bem fechada e rode para a velocidade 5. Reduza a puré durante 1 minuto até obter uma consistência macia. Adicione os chipotles em molho adobo. Reduza a puré durante mais 30 segundos na velocidade 8.
Coe o puré de malagueta e hibisco para uma taça. Deite fora os sólidos. Coloque em lume médio-alto e adicione o óleo restante à panela utilizada para as cebolas e o alho. Verta o líquido de malagueta e hibisco para a panela.
Mexa bem o puré e, em seguida, adicione os restantes ingredientes: xarope de agave, vinagre de vinho tinto, sal kosher (1 ½ colher de chá), pimenta preta moída (1 colher de chá) e mostarda em pó.
Mexa até o molho ferver ligeiramente e, em seguida, reduza para lume brando e deixe ferver, mexendo constantemente até obter uma consistência mais espessa e uma cor mais escura. Este processo demora cerca de 20 minutos.
PREPARAR AS ASAS: pré-aqueça o forno a 200 °C.
Prepare as asas de frango se as pretender separar em pedaços do meio e do ombro. Tempere as asas de frango com sal e pimenta.
Coloque a farinha numa taça pequena e passe as asas na farinha, retirando o excesso. Coloque as asas num tabuleiro forrado com papel vegetal e com uma grelha inserida.
Pulverize ligeiramente com óleo todas as asas antes de as colocar no forno.
Coza as asas durante 40 minutos no centro do forno. Vire as asas após cozerem durante 20 minutos e volte a pulverizá-las com óleo.
Após 40 minutos, eleve a grelha para a posição superior do forno e coloque o forno na regulação para gratinar elevada. Certifique-se de que todos os pedaços do meio da asa têm a parte mais espessa da pele virada para cima. Gratine as asas durante 5 minutos para obter marcas torradas e estaladiças apetitosas. Opcional: pode voltar a virá-las e gratinar durante mais 5 minutos se gostar das asas realmente estaladiças.
Transfira as asas para uma taça e coloque-as imediatamente no molho.
Sugestão 1: se tiver um forno de convecção, utilize a definição de convecção.
Sugestão 2: Se não conseguir encontrar pimenta guajillo ou ancho, pode utilizar qualquer pimenta seca disponível, desde que o nível de picante seja baixo. As pimentas guajillo e ancho são consideradas mais terrosas e ligeiramente doces em vez de picantes. Pode também substituir por 1 colher de sopa de paprica misturada com 1 pimento vermelho salteado. No entanto, isso irá alterar significativamente o sabor da receita original.